Ortodontia e Ortopedia

O que é ortodontia

Ortodontia é o ramo da Odontologia relacionado com o estudo do crescimento do complexo crânio facial, com o desenvolvimento da oclusão e com o tratamento das anomalias dentofaciais.

Quais os campos de ação da Ortodontia?

A Terapêutica Ortodôntica está dirigida para a maloclusão,crescimento anormal do complexo ósseo crânio facial e para a má função da neuromusculatura orofacial, os quais, isoladamente ou em combinação, podem causar quaisquer das situações a seguir:

  • Mastigação debilitada
  • Estética Facial Desagradável
  • Suscetibilidade à doença Periodontal
  • Suscetibilidade à Cárie Dental
  • Dicção Prejudicada pelo mau posicionamento dos dentes

A Terapêutica Ortodôntica envolve os três sistemas de tecidos primários ligados ao desenvolvimento dentofacial: a dentição, o esqueleto craniofacial, e a musculatura facial e maxilar. Através de uma aparelhagem apropriada, a função muscular pode ser melhorada e os dentes posicionados mais favoravelmente para proporcionar melhores estética, função oclusal, saúde oral e dicção.

A correção do esqueleto crânio facial, no entanto, é uma questão diferente, uma vez que é mais difícil alterar o osso facial ( maxila e mandíbula) do que posicionar dentes.É possível, entretanto, direcionar e alterar favoravelmente o crescimento do esqueleto craniofacial em crianças jovens, através da Ortopedia Funcional dos Maxilares .Em pacientes mais idosos, no quais o crescimento facial está praticamente completo, os dentes são posicionados para “camuflar” desarmonias no padrão esquelético facial. Nos casos mais severos, a Cirurgia Ortognática é utilizada juntamente com a Ortodontia. O tratamento ortodôntico pode utilizar muitos procedimentos, embora o mais freqüente seja o posicionamento preciso dos dentes individualmente com aparelhagem ortodôntica.

No entanto, na prática Ortodôntica moderna, o paciente tem a opção de optar por aparelhos mais estéticos (cerâmicos) ou quase invisíveis, os quais passam desapercebidos durante todo o tratamento.

Ortodontia X Dor Orofacial

Hoje já é sabido pelo vasto numero de publicações com ensaios controlados e estudos longitudinais que a Ortodontia não trata as DTM. O que se propõe numa situação adequada para os pacientes portadores de má oclusão dentária com sintomas de DTM, é que primeiramente se controle os fatores de inicio, perpetuantes e agravantes daquela DTM Muscular e ou Articular para que num segundo período, após a remissão dos sinais e sintomas o profissional ortodontista possa seguir com sua proposta de terapêutica ortodôntica para aquele caso.assim segue seu curso normal caso o profissional defina se aquele caso necessita de ortodontia ou não.

Ou seja, nunca tratar DTM pela ortodontia. A ortodontia tem seu papel fundamental na oclusão, mas não tem valor cientifico quando se trata de pacientes com DTM.